Jornalistas-mirins da Escola Maria dos Anjos fundam o ‘Correio da EMMA’


Com apoio do Departamento de Comunicação (DECOM), alunos da Escola Maria dos Anjos fundaram o CORREIO DA EMMA. Eles fazem parte de uma das turmas de 4º ano da Escola.

Publicado em: 24 de novembro de 2017 | Comentário(s)


Palestra com os alunos da EMMA, com o tema: ‘O Papel do Jornalismo’, ministrada pelo jornalista Diego Moreira, do Departamento de Comunicação da Prefeitura do Xexéu

Os alunos da Educação Básica da Escola Maria dos Anjos se transformaram em jornalistas-mirins e foram as ruas para captar notícias e cumprir o papel de um jornalista de verdade. O projeto foi uma iniciativa do próprio educandário, através da Professora Rosa e da Gestora Valdeneide, entre outros educadores, sendo apoiado e supervisionado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura do Xexéu, por meio do Jornalista Diego Moreira que trabalhou junto aos alunos sobre o que faz um jornalista, propondo em seguida a ideia para criação do Correio da EMMA, que nasceu com muita pesquisa, determinação e trabalho incansável destes futuros cidadãos que já se demonstram apaixonados pelo jornalismo.

Baixe o CORREIO DA EMMA AQUI, ou acesse cada matéria nos links abaixo:

1. Assistência Social para as famílias carentes

2. O trabalho da Secretaria de Saúde de Xexéu não para

3. Conhecemos o Departamento de Finanças da nossa cidade

4. Nossa cidade tem o orgulho de contar com a prefeitura mais bonita da região

5. Você sabe como funciona o Conselho Tutelar?

6. Biblioteca Pública de Xexéu anuncia projeto itinerante com contação de histórias, leitura e interpretação

7. Há 50 anos Sr. Durval contribui para o comércio da cidade de Xexéu

8. Secretário diz que a melhor obra é aquela que muda a vida das pessoas

9. O advogado para defender o cidadão é um direito de todos

10. A igreja é um lugar para estarmos mais perto de Deus

11. Justiça Eleitoral em Xexéu: Você sabe o que é recadastramento biométrico?

12. Mesmo em tempos de crise, nosso secretário afirma que a educação caminha com muito sucesso e determinação para melhoria da qualidade das escolas, professores e alunos

13. A Polícia Militar que alguns cidadãos não conhecem

14. Campanha contra as verminoses na nossa escola

15. Conhecendo os moradores do Alto da Capela



Fechar

Assistência Social para as famílias carentes

É muito importante pra gente conhecer os Secretários da nossa cidade. Conhecemos a Secretária de Assistência Social Fátima Barros e já perguntamos como funciona a Secretaria, ela nos respondeu que é ajudando as pessoas carentes com acompanhamento psicológico, Programa Bolsa Família, orientação social, benefícios que o cidadão tem direito e muitas outras coisas legais. Fátima Barros disse que o Prefeito Eudo dá total apoio a todas as ações da Secretaria de Assistência Social.

Fechar

O trabalho da Secretaria de Saúde de Xexéu não para

Nesta reportagem, conversamos com a Sr.ª Ana Lúcia, que trabalha na Saúde há 25 anos, e ela nos falou que gosta muito do que faz. Também disse que neste ano de 2017, gostou de todas as propostas que foram conquistadas pelo Prefeito Eudo, que são ações muito boas nunca antes vistas na nossa cidade, como exames diferenciados: eletrocardiograma, colposcopia, etc. Ana disse que espera para 2018 um trabalho melhor com novas conquistas para a população.

Fechar

Conhecemos o Departamento de Finanças da nossa cidade

Estivemos com o jovem e simpático Secretário de Finanças Max Saturno. Max falou que infelizmente o ano que vem vai ser muito difícil, pois o dinheiro que vem para a cidade vai diminuir. Mesmo assim ele nos deixou alegres, falando que o Prefeito Eudo e o Deputado Clodoaldo Magalhães, estão trabalhando para planejar os gastos de acordo com o dinheiro que entra, não deixando faltar nossa merenda, nossos ônibus e também pagando nossos professores e os demais compromissos.

Fechar

Nossa cidade tem o orgulho de contar com a prefeitura mais bonita da região

Visitamos a Prefeitura, tivemos a oportunidade de entrar no prédio e conhecer as salas e tudo o que funciona lá dentro. Os funcionários são muito simpáticos e nos receberam com muito carinho. Perguntamos pelo Prefeito Eudo, mas ele estava viajando ao Recife para batalhar por obras para a nossa cidade.

A Prefeitura é um prédio muito lindo e se chama Palácio Governador Eduardo Campos, em homenagem ao ex-Governador que morreu de acidente de avião. A praça que podemos ver na foto se chama Praça Miguel Arraes de Alencar, onde pesquisamos e descobrimos que ele também foi Governador de Pernambuco e avô de Eduardo Campos.

A belíssima prefeitura foi inaugurada em 2015 pelo Prefeito Eudo Magalhães.

Fechar

Você sabe como funciona o Conselho Tutelar?

Fomos ao Conselho Tutelar da cidade, conhecer como funciona. Lá conhecemos Linda e Alex, que são conselheiros. Soubemos que os conselheiros trabalham para garantir os nossos direitos de sermos crianças, de termos educação de qualidade e outras atividades que nos protegem.

Eles nos falaram que é um trabalho difícil e perigoso, pois muitas pessoas tratam mal as crianças e quando são chamados, muitas vezes querem agir com violência e com palavras muito feias. Um dos pontos legais que eles acharam foi quando um jovem que usava drogas procurou chorando e pedindo ajuda e, com muito trabalho de recuperação, o garoto conseguiu se livrar do mundo das drogas através do apoio dado pelo Conselho Tutelar do nosso Município.

Fechar

Biblioteca Pública de Xexéu anuncia projeto itinerante com contação de histórias, leitura e interpretação

No nosso giro pela cidade, estivemos na Biblioteca Pública Samuel de Vasconcellos, que leva este nome em homenagem ao Sr. Samuel, farmacêutico muito conhecido e respeitado na história de Xexéu. Conversamos com a gestora Edna Josefa que falou da importância dos estudantes visitarem à Biblioteca para pesquisar, estudar e ler mais.

Perguntada por novos projetos, ela afirmou que há uma grande novidade: a Biblioteca Itinerante, indo até as escolas contar histórias, ler e trabalhar a interpretação de textos, depois todos irão até a Biblioteca participar de um grande encontro para levar tudo o que os alunos vão aprender com esse projeto.

Fechar

Há 50 anos Sr. Durval contribui para o comércio da cidade de Xexéu

O Sr. Durval é um homem muito conhecido na cidade, pois trabalha há 50 anos como comerciante. Ele foi muito gentil na nossa entrevista e falou que trabalha no comércio porque gosta de verdade.

Também disse a gente que o comércio está enfrentando um tempo difícil, porque as pessoas que compram não tem mais dinheiro para comprar do mesmo jeito que compravam antigamente. Sr. Durval disse que qualquer mudança ou novidade na área comercial sempre seria boa para o povo que compra.

Fechar

Secretário diz que a melhor obra é aquela que muda a vida das pessoas

A Secretaria de Obras é aquela responsável por construir, reformar e dar novas cores à cidade.

Conhecemos o jovem Valdson Luiz, que é Engenheiro Civil e Secretário de Obras. Ele nos falou que o papel do engenheiro é planejar as obras e fazer com que elas sejam construídas com a melhor qualidade possível. Perguntamos a ele qual seria a melhor obra que já foi feita até agora em Xexéu e ele nos disse que a maior obra que se pode existir é aquela que mude e traga o bem às famílias e às vidas das pessoas.

Fechar

O advogado para defender o cidadão é um direito de todos

Fomos até a Assistência Jurídica da Prefeitura, onde conversamos com a Dr.ª Célia que é advogada há 3 anos.

Procuramos saber o significado de assistência jurídica e ela nos respondeu que todo cidadão tem direito a um advogado para o defender na justiça mesmo sem que ele possa pagar, e tudo o que traz o nome jurídico tem a ver com a justiça. Ela também nos disse que não é difícil ser advogada, e é um trabalho gratificante, principalmente por prestar serviços ao povo carente.

Fechar

A igreja é um lugar para estarmos mais perto de Deus

O Pastor Humberto nos recebeu na Igreja Batista de Xexéu, foi bastante atencioso e disse que era Pastor desde 2006. A Igreja Batista recebe mais de quinze visitantes a cada Domingo e no dia 18 de novembro comemorou 11 anos da Igreja em Xexéu.

O Pastor falou que o compromisso da Igreja é entregar a Palavra e levar as pessoas pra perto de Deus, investindo na família porque é onde tudo começa na vida de uma pessoa. Para pensarmos em Deus, o Pastor ainda pediu pra gente ler o livro de João, capítulo 8, versículo do 1 ao 12.

Fechar

Justiça Eleitoral em Xexéu: Você sabe o que é recadastramento biométrico?

Pedro Jorge, Jasiel e Elizângela são funcionários do Posto da Justiça Eleitoral em Xexéu, que por enquanto está funcionando no auditório da Prefeitura para o recadastramento biométrico. Achamos um nome difícil de ler e escrever, mas conseguimos e aprendemos o que significa, pois queremos repassar para os nossos leitores.

Recadastramento biométrico serve para que as pessoas que já tem título de eleitor compareçam à Justiça Eleitoral para gravar a sua impressão digital, que é diferente em todas as pessoas, com a intenção de, a partir da próxima eleição, votar usando a leitura do dedo para identificar na hora do voto, evitando que possam existir enganos e pessoas que querem atrapalhar as eleições.

Quem não fizer o recadastramento, não poderá votar na eleição do ano que vem e ainda perde o Bolsa Família. Quem precisar fazer o recadastramento, um novo ou segunda via do título, pode conseguir informações no auditório da Prefeitura do Xexéu.

Fechar

Mesmo em tempos de crise, nosso secretário afirma que a educação caminha com muito sucesso e determinação para melhoria da qualidade das escolas, professores e alunos

Gostamos muito do Secretário de Educação Antonino Matias, que sempre nos tratou muito bem. Nossa equipe de jornalistas-mirins foi até a Secretaria e foi recebida com muita alegria e carinho, além de um lanchinho especial.

Começamos a nossa entrevista perguntando ao Secretário o que foi feito na Educação de Xexéu até agora, ele respondeu que assumiu a secretaria com as escolas sujas, as cadeiras quebradas e tudo abandonado, mas hoje, com o apoio do Prefeito Eudo, reformou as escolas, comprou novas bancas, construiu três quadras de esportes, construiu novas escolas em Xexéu em Campos Frios e na área Rural, não falta merenda nas escolas, os nossos professores recebem cursos e são formados para nos ensinar, também foram entregues materiais e livros aos alunos. Antonino também falou que não vai descansar enquanto não conseguir colocar as escolas em tempo integral, que é quando os alunos passam a manhã e a tarde na escola.

A repórter Kassia perguntou o que teria de novo pra a Educação, o Secretário respondeu que todas as cozinhas das escolas vão ser equipadas, irão chegar mais mil e duzentas bancas escolares, uma Escola para o Estado e uma para o Município, sem contar com a Creche do Bairro Canaã. Também visitamos o auditório da Secretaria que foi inaugurado na festa da cidade. Virão mais quatro ônibus novos, mais formação continuada e cursos técnicos para os professores, mais participação dos alunos em cursos.

O Secretário disse a gente que está havendo muita crise, mas com planejamento a Educação não vai sofrer, pois com organização a Secretaria faz com que tudo aconteça na direção de Deus.

Fechar

A Polícia Militar que alguns cidadãos não conhecem

Visitamos o Destacamento de Polícia Militar da nossa cidade, onde conhecemos o soldado José Antônio da Silva Filho, que tem nove anos de profissão e diz se identificar como policial.

O militar disse que trabalha em Xexéu e Gameleira, sendo que somente em Xexéu, já teriam sido registrados mais de 400 Boletins de Ocorrência. Perguntamos o que José Antônio espera para 2018 e nos disse que deseja um ano de paz, com diminuição da violência e que a Educação continue sendo a base de tudo.

Fechar

Campanha contra as verminoses na nossa escola

Os funcionários do PSF foram até a nossa escola falar sobre verminoses e a nossa equipe de jornalistas-mirins esteve presente, fotografando e prestando muita atenção nas palestras.

É importante saber que devemos lavar as mãos antes e depois das refeições, escovar bem os dentes, e não colocar a mão na boca, não roer as unhas, andar sempre calçado e ter muito cuidado ao brincar perto de areia, pois podemos ter contato com cocô e xixi de animais. Vamos prestar atenção pra ninguém ficar doente.

Fechar

Conhecendo os moradores do Alto da Capela

A nossa Escola foi construída no Bairro Alto da Capela. Um bairro muito bom, de gente muito legal. Visitamos algumas casas e conversamos com os moradores e as famílias. Alguns falaram de problemas que toda rua e toda cidade tem, mas a alegria de morar no Alto da Capela e na cidade de Xexéu é muito grande.

Muitos moradores falaram que tudo melhorou muito depois da chegada do Prefeito Eudo, que trabalhou muito para que a cidade chegasse ao ponto que está hoje, com várias obras e ações da Prefeitura.



VEJA TAMBÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Av. Floriano Gonçalves de Lima, 104 - Centro - Xexéu/PE
CEP: 55.555-000 | Fone: (81) 3681-8160 | E-mail: sec.xexeu@gmail.com

Blogger - Personalizado por: Wiraktan Cidrin